segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Estar aqui e ser agora


Estar aqui e procurar descobrir
a minha própria procura.
Estar aqui e ficar à espera
do que o tempo me trouxer.
Não desesperar com a demora.
Seja o que Deus quiser!
Cansa estar aqui por estar apenas aqui,
nos meandros da procura,
procurando o meu porquê. 
Dar porquês a cada momento, farta. 
Apetecia ser um outro qualquer,
este lugar não ter de ser
e poder mudar meu tempo. 
Porquê ter de haver um sítio e um momento?
Para que servem coordenadas
no espaço do pensamento?
Vivo, logo tenho que sonhar. 
No próprio tempo que tenho
procurar eternidade.
Ousar chegar mais além, na teia das palavras que procuro, aqui e agora. 
Utopia não há, nem vale a pena.
Sobretudo, para quem do poema faz
o seu próprio mais além.
O além de quem tem de estar aqui e agora e viver, o dia a dia.
Hora a hora, sagrar
o deus instante que Deus me deu. 
Viver tem de ser
viver aqui e agora,
sem temer o que vai acontecer
depois de meu próprio morrer.
Porque apetece o perfume dos dias
e não cansar-me de procura.
A longo prazo só morrem
os que temem a própria morte.
Estar aqui e ser agora,
procurando descobrir os meandros da procura.
Ficar assim, hora a hora, à espera do tempo que vier.
Seja o que Deus, sem mais disser,
seja o que Deus quiser.

No Princípio era o mar, p. 9